ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 151 - Orquídea: Brassia rex (rei)

sábado, 2 de novembro de 2013

151 - Orquídea: Brassia rex (rei)

"É um gênero botânico pertencente à família das orquídeas. Foi descrito pelo botânico inglês Robert Brown e Hortus Kewensis, em 1813, usando a Brassia maculata, que fora recentemente coletada na Jamaica, como espécie tipo. A maioria das espécies produz flores de perfume agradável, especialmente durante as horas quentes do dia".
"O nome deste gênero é uma homenagem a William Brass, cujo nome latinizado é Gulielmus Brassus, um inglês, ilustrador de botânica do século XIX. Já a denominação rex é o mesmo que rei, na língua portuguesa".

Sinônimo popular: Orquídea Aranha.

Distribuição: "inclui cerca de 30 robustas espécies de crescimento simpodial algo ascendente e aéreo, epífitas, encontradas nas selvas úmidas e sombreadas das montanhas da América do Sul e América Central e mesmo na Flórida, em altitudes inferiores a 1.500 m. Há registros de ocorrência de 11 delas no Brasil. São plantas de fácil cultivo desde que em ambientes mais ou menos quentes e com alta umidade".

Descrição: "o gênero caracteriza-se por apresentar rizoma algo aglomerado e ascendente, pseudobulbos robustos, ovóides ou elípticos e alongados, em regra bastante compridos lateralmente, raro mais arredondados e curtos, guarnecidos quando jovens por bainhas foliares dísticas, com até três folhas grandes no ápice, elíptico laceoladas, herbáceas. A inflorescência brota das axilas das bainhas basais, racemosas, eretas e arqueadas, com brácteas florais bem pequenas (...). Suas pétalas e sépalas são longamente acuminadas, livres, todas similares em algumas espécies, em outras com pétalas muito menores que as sépalas e eretas ou curvadas. O labelo, inteiro, lanceolado ou oblongado, é descolado da coluna. Normalmente é liso, mas pode ser verrugoso em algumas espécies (...) [1]".

Observação endógena: adquiri esta bela orquídea por meio de uma permuta com uma orquidófila de SC, no início de maio deste ano; a muda já veio adulta e com bastantes pseudobulbos. Cerca de 4 meses após (em setembro) iniciou esta primeira floração, já havia, desde antes espalhado várias novas raízes por todo o vaso. As primeiras flores, da longa haste que atingiu mais de 30 cm de comprimento, se abriram quase um mês após, em outubro; essas flores que acenderam primeiro permaneceram por um bom tempo, e uma a uma começaram a secar, e por volta do dia 20 de outubro todas as flores caíram (duraram quase 15 dias); não exalaram nenhum perfume, apenas muita beleza em seus detalhes e caprichos.
 
 
 
 
 
 
 
 

[1]Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Brassia> Acesso em mai. de 2013.

8 comentários:

  1. Oi, Jalo, que interessante! Foi ótimo conhecer um pouco mais sobre a Brassia. Não conhecia o nome popular, orquídea aranha. Adorei! De fato, ela é bem sui generis. As fotos da haste e das flores ficaram perfeitas, parabéns!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sérgio por seu comentário e pelo gosto! Eu que lhe agradeço, viu!
      Abraço.

      Excluir
  2. Olá Jalo,
    Considero esta orquídea uma espécie muito elegante, com pétalas e sépalas invulgarmente compridas e finas. Daí o nome de "orquídea aranha", lembrando algumas aranhas de pernas mais longas e esbeltas.
    Esta sua está lindíssima.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Américo...vc fez uma bela descrição, também, desta fascinante orquídea!
      Agradeço sempre a sua valiosa visita e o trabalho maravilhoso que tens na grande rede!
      Abraço.

      Excluir
  3. Que haste floral mais linda, aliás a Brassia rex é Divina.
    Parabéns Jalo pelo cultivo, a minha foi a óbito rsrsrsr, não consegui salvá-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Bete, que pena por essa perda (sua) irreparável!
      Obrigado de coração ter aparecido por aqui!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. É um dos meus preferidos pela beleza das flores e o tempo que duram. É bonito. Parabéns Jalo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado Angel...sabes que fico muito feliz qd vocês apreciam nossas orquídeas! Boa sorte!

      Excluir

Amigos e Seguidores